O câncer de mama é considerado a neoplasia mais comum na população feminina mundial, sendo que a idade mais acometida varia entre 50 e 65 anos.
Estudos epidemiológicos estimam 1 caso para cada 8 mulheres. No homem, este tipo de câncer é considerado raro, acometendo 1 caso a cada 1000 homens.
No Brasil, entre 2016 e 2017, foram registrados 58.000 casos de câncer de mama, sendo que este número pode chegar a 83.000 em 2020.
Na maioria dos casos diagnosticados, a doença é considerada esporádica, ou seja, sem nenhum caso na família ou mulheres ou mulheres que não apresentam fatores de risco para a doença, reservando 10% que apresentam história familiar e outros 10% para mutações genéticas, estas últimas associadas ao surgimento da doença em idade mais precoce. Ultimamente vem aumentando o número de casos acometidos em mulheres mais jovens, fato este que pode estar relacionado ao estilo de vida da mulher atual.
O rastreamento do câncer de mama na população em geral é baseado na realização periódica da mamografia a partir dos 40 anos de idade em mulheres assintomáticas, visando à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. É importante frisar que a detecção de tumores pequenos aumenta a chance de tratamento conservador, reduz necessidade de quimioterapia e aumenta as taxas de sucesso e cura do tratamento.
Mulheres que apresentam algum sintoma como nódulo mamário, descarga papilar, retração de pele ou outros sintomas mamários podem ter sua mamografia antecipada.
Existe um grupo de pacientes que pode ser considerado de alto risco ou risco elevado para o desenvolvimento do câncer de mama: nessa população, adotam-se outras estratégias de diagnóstico como a associação do ultrassom de mamas, ressonância nuclear magnética de mamas, testes genéticos ou até mesmo as cirurgias redutoras de risco.
Aliado a modificações no estilo de vida, tais como dieta equilibrada, prática de exercícios físicos regularmente, amamentação e redução da ingestão de álcool, pode haver redução de 50% ou mais no surgimento futuro do câncer de mama.
Dr Gustavo Frode Machado Vieira
CRM 16834 RQE 14190
Médico Mastologista da CLIMAMA